Barbiecore: usar rosa nunca foi tão cool
Barbiecore: usar rosa nunca foi tão cool

Barbiecore: usar rosa nunca foi tão cool

Não é de hoje que batemos na tecla de que a cor rosa é o momento! A nuance vibrante vem sendo explorada ao máximo pelas fashionistas e isso se reflete não só nas passarelas quanto nos produtos midiáticos. Hoje vamos falar sobre a estética Barbiecore: subcultura que agrega todas as tendências desse universo pink a elementos do imaginário da boneca Barbie, o que nos deixa naquela vontade de usar rosa nem que seja como detalhe no look.

Te explicamos tudinho a seguir:

Elas não param de usar rosa

Tudo começou como o fenômeno dopamine dressing, onde diversas fashion girls aderiram a uma forma de se vestir mais extravagante, recorrendo ao mix de cores color blocking, como uma maneira de expressar otimismo frente a uma era pandêmica. Assim, o rosa mais choque passou a ser introduzido em diversas propostas de looks para gerar aquele impacto visual.

Soma-se a isso a estética dos anos 2000, ou y2k, que causou frisson no último ano e que também carrega a mão quando o assunto é usar rosa em combinações nada discretas. Filmes icônicos como Mean Girls e personalidades Badaladas da época como Paris Hilton ilustram bem essa atmosfera pink patricinha que retornou com tudo junto com a estética Barbiecore.

Y2k: Tendências dos anos 2000 que votaram com tudo
Cenas do filme Mean Girls “on wednesdays we wear pink.”
Paris Hilton, anos 2000, usando conjuntinho rosa y2k
Paris Hilton

Barbie na Moda

Tá, mas como a Barbie entra nessa história?

Apesar de sempre ter sido referência de estilo para gerações e gerações de garotas que se vestem de forma mais girlie e amam rosa, a boneca Barbie nas últimas temporadas ganhou holofotes, digamos, especiais.

Explicamos! Em janeiro deste ano, a grife Badalada Balmain lançou, em parceria com a Mattel, uma coleção de edição limitada cuja temática centrava na Barbie. Peças de roupas, bonecas e NFTs ajudavam a compor o conjunto de produtos, todos trabalhados em tons de rosa, isso deu o ponta pé para que a boneca icônica passasse a guiar todo um movimento fashion que alavancava o pink na moda a um novo nível.

Não deu outra! Logo em seguida, em março, começou a temporada fashion na Europa, para as coleções de inverno, e adivinha qual cor dominou as passarelas da grife Valentino? Isso mesmo: um rosa de impacto desenvolvido pelo diretor criativo da marca Pierpaolo Piccioli junto com a Pantone com exclusividade para a coleção: o Pink PP. Nem é preciso dizer que foi um sucesso né?

Personalidades badaladas como Zendaya, Dua Lipa e Lizzo ajudaram a impulsionar o sucesso da Valentino e logo outras famosas como Kim Kardashion e Hailey Bieber aproveitaram para mostrar suas versões de looks all pink.

Com o terreno preparado, o filme Barbie, mais necessariamente suas gravações que causaram frisson nas redes sociais, foi o elemento que faltava para que esse imaginário encantado rosa choque atingisse de vez o mainstream fashion, ganhando sua própria subcultura: Barbiecore.

O resto é história né? Usar rosa nunca esteve mais cool. A cor marca presença nas capas de revista, passarelas street style… todas querem ter seu momento Barbie, não tem como fugir.

Como usar rosa em looks incríveis

Para você não ficar de fora dessa é claro que separamos produções certeiras com pink. Vem conferir:

Aproveite a calça rosa, que dominou as produções y2k há um tempo atrás, e renove a proposta de styling da peça, agora com elementos Barbiecore. Ou seja, crie parzinhos charmosos com acessórios de mesma cor como óculos e colares e arrase na produção.

Peças mais clássicas, como o vestido midi com mangas, ganham aquele twist quando o rosa choque entra em ação. Aí para deixar o resultado ainda mais poderoso, nada como uma boa sandália metalizada dourada que anda super em alta.

Vamos combinar que um top rosa, todo trabalhado em paetês, cria combos hi-lo super autênticos com saias e sandálias mais casuais.

Se você não sabe por onde começar na estética Barbiecore, a dica é apostar no conjuntinhos vibrantes que dão o tom fashionista da produção.

Quer usar rosa mas não deseja ficar parecendo literalmente uma Barbie? A dica é apostar num ponto de cor. Um bolsa ou sapato rosa te ajudam a entrar na tendência de forma mais descompromissada

Vamos combinar que o look de balada todo trabalhado no rosa de acabamento brilhoso é super divertido e descolado. Perfeito para quem quer chegar chegando!

Leia também: Looks divertidos para usar na balada

Para garantir aquele visual Barbiecore mais sexy, aposte no tubinho rosa choque e finalize a produção com uma sandália de tiras para aquele combo monocromático de responsa.

Brinque com os subtons de rosa para sair do óbvio.

Aproveite cores que gerem contraste com o rosa para criar um look cheio de personalidade.

A gente ama quando as cool girls se jogam no look all pink mas dão espaço a acessórios de cores diferentes. Olha como essa bolsa dourada deu um outra cara para o combo Barbiecore!

Para um visual mais leve e confortável você pode recorrer ao slip dress num tom de rosa mais suave e arrematar o look com chinelinha plataforma. Fica um graça!

O vestidinho rosa com babados é um clássico desse imaginário Barbie, né? Perfeito para quem quer deixar o look a cara da tendência.

Se o terninho rosa já era um hit de verão, na próximo temporada ele terá mais um motivo para se manter em alta. Concorda?

Que tal usar rosa da cabeça aos pés num look super cool? Essa é para quem amou a tendência!

Você pode gostar também:

A volta do bolero ao street style: detalhes da tendência

Alerta de tendência: Adidas Preto

Como ser cool com bermuda jeans

Estética barbiecore: como arrasar com rosa


Publicado por:

Compartilhe


Publicações recentes