
Estilo old money: como embarcar na tendência hit
Não é de hoje que o TikTok vem ditando tendências de moda e life style, tanto que inúmeras das estéticas predominantes no meio fashion atual…
Não é de hoje que o TikTok vem ditando tendências de moda e life style, tanto que inúmeras das estéticas predominantes no meio fashion atual possuem influência direta dos usuários dessa plataforma. Só por aqui já fizemos um apanhado de grandes tribos de estilo que viralizaram com ajuda da rede social, tais como Cottagecore, Y2k e Dark Academia. E como essa galera é antenadíssima e não para de se atualizar quando o assunto é tendências, hoje viemos com mais um hit: o estilo old money.
Dizemos isso porque não se fala em outra coisa por lá, são inúmeros os posts sobre o assunto com dicas para recriar a aura glamourosa e contida dessa estética. Só para se ter uma noção a hashtag #oldmoney conta com mais de 500 milhões de visualizações até o momento.
Tá, mas na real o que é old money? Porque ele está em voga e como apostar no estilo? Calma que vamos explicar tudinho logo abaixo:
O que é Old Money?
Old money significa “dinheiro velho”, o termo é usado para definir famílias ricas há muitas gerações, em que fortunas passam de pais para filhos há boas décadas, principalmente em regiões não aristocráticas onde o capital passou a ser acumulado a partir da revolução industrial, a conhecida burguesia. Ou seja, ser Old Money é ser herdeiro, nascido em berço de ouro, com um estilo de vida luxuoso e refinado.
Todo essa atmosfera old money de mansões antigas, grandes jardins em campo aberto, colégios preparativos particulares de elite, aulas de equitação e tênis que circulam nos vídeos do TikTok com a hashtag levam a um ideário de ricos clássicos. Aqueles que prezam por um estilo de vida discreto e repleto de códigos de conduta, mas sabem muito bem seu lugar na sociedade.
Em termos de moda a estética old money carrega muito de uma elegância tradicional: cores neutras, alfaiataria sob medida, sapatos fechados, penteados com laços, luvas, lenços de seda, vestidos delicados e conjuntinhos colegiais.
Como o estilo virou tendência entre a nova geração
Ok, entendi o que é Old Money, mas qual a conexão de um estilo tão tradicional com a nova geração? A resposta: necessidade de distinção. Isso mesmo, simpatizantes dessa subcultura reforçam o imaginário de ricos herdeiros que, pelo seu padrão de vida requintado, se diferem dos novos ricos “cafonas”.
Segundo artigo do site FFW a origem desse fenômeno cultural entre os Gen Z pode se explicar em partes pela repulsa à estética dos New Money: artistas, personalidades da mídia e influencers, que adquiriram poder aquisitivo mais recentemente e que se valem de um vestuário mais extravagante de ostentação. Ou seja, um contraponto ao estilo que imperou por muitos anos na moda e que teve a família Kardashian com principal expoente.
O artigo também aponta um lado preocupante dessa obsessão pelo imaginário Old Money, justamente pela valorização dum elitismo nada inclusivo. Outra problemática, agora apontada pela Folha de São Paulo, é que essa valorização ao dinheiro herdado acaba por gerar discriminação, uma vez que as pessoas representadas na estética inspirada em dinastias e aristocracias são sempre brancas.
É um ponto a se pensar, não é mesmo? Vale curtir a tendência mas com uma visão mais críticas de todo esse contexto.
Como se vestir no estilo Old Money
Críticas e reflexões à parte, vamos agora colocar a mão na massa, vem descobrir como se vestir num estilo Old Money. Como vocês puderam captar nos parágrafos anteriores, old money segue um dress code ao mesmo tempo chique e casual carregado de alfaiataria e cores sóbrias. Há de se levar em conta também influências do vestuário lady like e colegial que se mesclam com elementos contemporâneos. A tendência também carrega referências em figurinos de séries como Elite, Dinastia e Gossip Girl, alô Blair Waldorf!
Para simplificar as dicas, separamos em tópicos os principais elementos dessa tendência vem conferir:
1- Aposte nos combos com tweed




Clássico da alfaiataria e eternizado por nada menos que Coco Chanel, o tweed é um tecido que simboliza requinte na medida certa. Confeccionado com tramas de lã, que conferem estrutura e robustez ao material, o tecido é sem dúvida um dos queridinhos de quem segue um estilo lady herdeira, sabe? Não à toa personalidades icônicas da elite americana como Jacqueline Kennedy tinham suas coleções de tailleur Chanel. Vestidos tubinhos, conjuntinho com blazer e saia ou short são destaques deste estilo e sempre conferem aquele toque de elegância refinada.
2- Estilo old money com alfaiataria clássica









Se tem um elemento que não pode faltar no closet de quem curte o estilo é sem dúvida a alfaiataria clássica, essa mesma feita sob medida e com acabamento impecável. Assim é possível atingir um visual alinhado e discreto que funciona no dia a dia e eleva qualquer produção. Blazer, sobretudo, camisa social, calça de alfaiataria, trech coat são alguns dos itens coringas que você pode inserir na produção para garantir uma vibe mais elegante.
Leia também: 15 ideias de looks elegantes com uma pegada moderninha
3- Atualize o look numa vibe preppy colegial









O estilo Preppy colegial é uns dos grandes destaques dessa tendência. Looks com uma vibe “uniforme escolar de rico” vem dominando o look de diversas it girls e são caracterizados principalmente pela saia plissada curta aliada ao sapato fechado com meia aparente. É uma forma super delicada e fofa de se vestir e resulta em visuais sempre muito estilosos. Vale incluir um moletom mais soltinho na combinação, ou finalizar tudo de forma super clássica com colete e sobreposição.
4- Não se esqueça dos tons neutros









Cores suaves em tons que passem uma vibe clean ao visual são um dos elementos de maior relevância no estilo old money. Isso não quer dizer que você não pode recorrer a looks mais coloridos, neste caso tons pastel são a melhor pedida. Ou seja, para quem já curte uma paleta mais neutra, a ideia é aliar cores terrosas em looks monocromáticos ou criar pares com tonalidades sóbrias como preto, branco e cinza.
5- As estampas clássicas também são comuns no estilo old money






E quando o assunto é discrição, estampas clássicas como listras, xadrez e poá são mestres em conferir personalidade ao look sem comprometer o dress code mais sóbrio. Nem é preciso dizer que tais prints são as favoritas de quem segue o estilo old money né? Sempre versáteis, as padronagens citadas podem ser combinadas entre si ou formar conjuntinhos coordenados bem luxuosos.
6- Vai um tricô ai?







Nada como um bom tricô para aquecer o look e deixar tudo mais aconchegante. Não à toa, o material é indispensável em looks com a estética trendy do momento. Suéteres, cardigans, coletes, blusas de gola alta, todos em tons neutros, conferem aquele efeito delicado arrumadinho a visual. Aliado a calças retas, minissaias com meia-calça e itens de couro o material é perfeito para looks do dia a dia invernal, estiloso e sofisticado na medida certa.
7- Preppy esportivo



Os esportes se destacam como tópico importante nesse tipo de estética. Tênis, esqui, montaria, esgrima e golfe são alguns exemplos de hobby praticado pela elite tradicional e você pode captar certos elementos do vestuário de tais atividades para montar seu look preppy esportivo. O visual tenista com minissaia branca está super em alta, outra inspiração é look de hipismo com luvas e bota de cano alto que confere uma vibe super sofisticada ao visual.
Você pode gostar também:
Básica e cool no trabalho: 15 ideias de look
Deixe um comentário