Estilo old money: como embarcar na tendência hit
Estilo old money: como embarcar na tendência hit

Estilo old money: como embarcar na tendência hit

Não é de hoje que o TikTok vem ditando tendências de moda e life style, tanto que inúmeras das estéticas predominantes no meio fashion atual possuem influência direta dos usuários dessa plataforma. Só por aqui já fizemos um apanhado de grandes tribos de estilo que viralizaram com ajuda da rede social, tais como Cottagecore, Y2k e Dark Academia. E como essa galera é antenadíssima e não para de se atualizar quando o assunto é tendências, hoje viemos com mais um hit: o estilo old money.

Dizemos isso porque não se fala em outra coisa por lá, são inúmeros os posts sobre o assunto com dicas para recriar a aura glamourosa e contida dessa estética. Só para se ter uma noção a hashtag #oldmoney conta com mais de 500 milhões de visualizações até o momento.

Tá, mas na real o que é old money? Porque ele está em voga e como apostar no estilo? Calma que vamos explicar tudinho logo abaixo:

O que é Old Money?

Old money significa “dinheiro velho”, o termo é usado para definir famílias ricas há muitas gerações, em que fortunas passam de pais para filhos há boas décadas, principalmente em regiões não aristocráticas onde o capital passou a ser acumulado a partir da revolução industrial, a conhecida burguesia. Ou seja, ser Old Money é ser herdeiro, nascido em berço de ouro, com um estilo de vida luxuoso e refinado.

Todo essa atmosfera old money de mansões antigas, grandes jardins em campo aberto, colégios preparativos particulares de elite, aulas de equitação e tênis que circulam nos vídeos do TikTok com a hashtag levam a um ideário de ricos clássicos. Aqueles que prezam por um estilo de vida discreto e repleto de códigos de conduta, mas sabem muito bem seu lugar na sociedade.

Em termos de moda a estética old money carrega muito de uma elegância tradicional: cores neutras, alfaiataria sob medida, sapatos fechados, penteados com laços, luvas, lenços de seda, vestidos delicados e conjuntinhos colegiais.

Como o estilo virou tendência entre a nova geração

Ok, entendi o que é Old Money, mas qual a conexão de um estilo tão tradicional com a nova geração? A resposta: necessidade de distinção. Isso mesmo, simpatizantes dessa subcultura reforçam o imaginário de ricos herdeiros que, pelo seu padrão de vida requintado, se diferem dos novos ricos “cafonas”.

Segundo artigo do site FFW a origem desse fenômeno cultural entre os Gen Z pode se explicar em partes pela repulsa à estética dos New Money: artistas, personalidades da mídia e influencers, que adquiriram poder aquisitivo mais recentemente e que se valem de um vestuário mais extravagante de ostentação. Ou seja, um contraponto ao estilo que imperou por muitos anos na moda e que teve a família Kardashian com principal expoente.

O artigo também aponta um lado preocupante dessa obsessão pelo imaginário Old Money, justamente pela valorização dum elitismo nada inclusivo. Outra problemática, agora apontada pela Folha de São Paulo, é que essa valorização ao dinheiro herdado acaba por gerar discriminação, uma vez que as pessoas representadas na estética inspirada em dinastias e aristocracias são sempre brancas.

É um ponto a se pensar, não é mesmo? Vale curtir a tendência mas com uma visão mais críticas de todo esse contexto.

Como se vestir no estilo Old Money

Críticas e reflexões à parte, vamos agora colocar a mão na massa, vem descobrir como se vestir num estilo Old Money. Como vocês puderam captar nos parágrafos anteriores, old money segue um dress code ao mesmo tempo chique e casual carregado de alfaiataria e cores sóbrias. Há de se levar em conta também influências do vestuário lady like e colegial que se mesclam com elementos contemporâneos. A tendência também carrega referências em figurinos de séries como Elite, Dinastia e Gossip Girl, alô Blair Waldorf!

Para simplificar as dicas, separamos em tópicos os principais elementos dessa tendência vem conferir:

1- Aposte nos combos com tweed

estilo old money, vestido de tweed azul, meia calça e sandália branca
carolinavmarie
estilo old money, cojunto de tweed com short e blazer cropped
lucygrassso
estilo old money, vestido de tweed branco
cassdimicco
estilo old money
vitaliia

Clássico da alfaiataria e eternizado por nada menos que Coco Chanel, o tweed é um tecido que simboliza requinte na medida certa. Confeccionado com tramas de lã, que conferem estrutura e robustez ao material, o tecido é sem dúvida um dos queridinhos de quem segue um estilo lady herdeira, sabe? Não à toa personalidades icônicas da elite americana como Jacqueline Kennedy tinham suas coleções de tailleur Chanel. Vestidos tubinhos, conjuntinho com blazer e saia ou short são destaques deste estilo e sempre conferem aquele toque de elegância refinada.

2- Estilo old money com alfaiataria clássica

camisa branca aberta, cala de alfaiataria bege e sandália de bico quadrado
symphonyofsilk
trench coat, cardigan cinza, short de alfaiataria e rasteirinha
pepamack
look monocromático com sobretudo
majamalnar
conjuntinho de alfaiataria com blazer verde, camisa branca, minissia e chunky loafer
lucygrassso
camisa social azul, calça branca bolsa baguete e cinto preto
moguerini
sobretudo cinza, suéter, legging preta e tênis esportivo
julialundinblog
sobretudo preto, blusa de gola alta, luvas e chelcea boot
julialundinblog
camisa social azul e calça preta
pepamack
blusa de manga, calça de alfaiataria preta e sapatilha chanel
fakerstrom

Se tem um elemento que não pode faltar no closet de quem curte o estilo é sem dúvida a alfaiataria clássica, essa mesma feita sob medida e com acabamento impecável. Assim é possível atingir um visual alinhado e discreto que funciona no dia a dia e eleva qualquer produção. Blazer, sobretudo, camisa social, calça de alfaiataria, trech coat são alguns dos itens coringas que você pode inserir na produção para garantir uma vibe mais elegante.

Leia também: 15 ideias de looks elegantes com uma pegada moderninha

3- Atualize o look numa vibe preppy colegial

estilo old money, sobreposição com colete de alfaiataria e camisa branca, minissaia preta e sapto mary jenny
submarina.art
moletom azul, saia plissada e loafer preto
simply_hodan
estilo old money, look colegial com jaqueta, camisa gavata e saia plissada
sofiamcoelho
estilo old money, look colegial de inverno, preppy
sofiamcoelho
look colegial com saia xadrez e sobreposição
rubylyn_
jaqueta de couro, blusa de gola alta, gravata e minissaia preta com fenda
irisloveunicorns
look preppy com blazer, saia plissada e bota
belajuliana_
sobreposição com colete e blusa de gola alta, minissaia e tênis branco
naileadevora
jaqueta de couro marrom, camisa barnca, saia colegial, meia aparente e mocassim preto
mariagabrielasantos

O estilo Preppy colegial é uns dos grandes destaques dessa tendência. Looks com uma vibe “uniforme escolar de rico” vem dominando o look de diversas it girls e são caracterizados principalmente pela saia plissada curta aliada ao sapato fechado com meia aparente. É uma forma super delicada e fofa de se vestir e resulta em visuais sempre muito estilosos. Vale incluir um moletom mais soltinho na combinação, ou finalizar tudo de forma super clássica com colete e sobreposição.

4- Não se esqueça dos tons neutros

estilo old money, sleep dress e sobretudo bege
pollyhey
estilo old money, body um ombro só e short de linho
julialundinblog
estilo old money, cojunto de alfaiataria lavanda, bota e bolsa bege
vitaliia
estilo old money, blazer bege e vestido branco
matildadjer
estilo old money, camisa branca, short preto, bolsa de palha e rasteirinha
fakerstrom
estilo old money, colete cinza, camisa branca e calça de alfaiataria cinza
ameliecheval31
estilo old money, macacão utilitário claro
aliceoliviac
estilo old money, camisa branca, blusa de moletom cinza, biker shorts e tênis
lucygrassso
estilo old money, cropped de botões, minissaia preta, bolsa baguete e tiara no cabelo
carolinavmarie

Cores suaves em tons que passem uma vibe clean ao visual são um dos elementos de maior relevância no estilo old money. Isso não quer dizer que você não pode recorrer a looks mais coloridos, neste caso tons pastel são a melhor pedida. Ou seja, para quem já curte uma paleta mais neutra, a ideia é aliar cores terrosas em looks monocromáticos ou criar pares com tonalidades sóbrias como preto, branco e cinza.

5- As estampas clássicas também são comuns no estilo old money

estilo old money, colete de tricô listrado, calça bege e sandália de tiras
daanielasantos
estilo old money
symphonyofsilk
estilo old money
vitaliia
estilo old money
rubylyn_
estilo old money
emmanuellek_
estilo old money
leleburnier

E quando o assunto é discrição, estampas clássicas como listras, xadrez e poá são mestres em conferir personalidade ao look sem comprometer o dress code mais sóbrio. Nem é preciso dizer que tais prints são as favoritas de quem segue o estilo old money né? Sempre versáteis, as padronagens citadas podem ser combinadas entre si ou formar conjuntinhos coordenados bem luxuosos.

6- Vai um tricô ai?

estilo old money, blusão de tricô, bota galocha
pollyhey
estilo old money, twin set creme, saia plissada bege e cowboy boot
emmanuellek
estilo old money, blazer, blusa de gola alta, short de alfaiataria, meia calça e bota
emitaz
estilo old money, sobreposição com camisa branca e colete de tric
ashleighuynh
estilo old money
alpa.rama
estilo old money, cardigan de tricô rosa, saia plissada preta, meia calça preta e sapato rosa
emmanuellek
estilo old money, cardigan gege, blusa de babados e calça wide leg cinza
ameliecheval31

Nada como um bom tricô para aquecer o look e deixar tudo mais aconchegante. Não à toa, o material é indispensável em looks com a estética trendy do momento. Suéteres, cardigans, coletes, blusas de gola alta, todos em tons neutros, conferem aquele efeito delicado arrumadinho a visual. Aliado a calças retas, minissaias com meia-calça e itens de couro o material é perfeito para looks do dia a dia invernal, estiloso e sofisticado na medida certa.

7- Preppy esportivo

estilo old money, look tenias com blusa branca e saia plissada
mariagabrielasantos
blazer oversized, camisa branca com laço, legging preta e bota de bota de hipismo
emitaz
estilo old money, puffer jacket, calça xadrez
cassdimicco

Os esportes se destacam como tópico importante nesse tipo de estética. Tênis, esqui, montaria, esgrima e golfe são alguns exemplos de hobby praticado pela elite tradicional e você pode captar certos elementos do vestuário de tais atividades para montar seu look preppy esportivo. O visual tenista com minissaia branca está super em alta, outra inspiração é look de hipismo com luvas e bota de cano alto que confere uma vibe super sofisticada ao visual.

Estilo old money 7 dicas para aderir à tendência

Você pode gostar também:

Básica e cool no trabalho: 15 ideias de look

Sleek bun: o coque prático e chique queridinho do momento

Tons claros no verão: confira nossas inspirações


Publicado por:

Compartilhe