Dark academia: o que significa e looks com a trend
Dark academia: o que significa e looks com a trend

Dark academia: o que significa e looks com a trend

Se você gosta de acompanhar as tendências do momento sabe que a estética Gen Z vem gerando um grande impacto no meio fashion. Desde que a pandemia chegou mudando completamente nossas dinâmicas sociais, um verdadeiro fenômeno de tribos de estilo, massificado por plataformas como TikTok, Instagram e Tumblr, vem ditando o que anda em alta ou não no circuito da moda. Já falamos aqui sobre algumas destas tendências, lembra dos hits Y2k e Cottagecore? Hoje viemos com mais um expoente dessa nova forma de criar estilo, já ouviu falar na Dark Academia?

O que é o estilo Dark Academia

Inspirado numa aura vintage de vida acadêmica, com suas bibliotecas escuras e longas leituras em ambientes individuais, essa expressão estética e cultural visa a valorização do conhecimento e da arte e tem como principal impulsionador o distanciamento social, com suas necessidades de ensino remonto. Jovens de todo o globo se engajaram nesse estilo de vida, criando uma espécie de subcultura, com um vestuário próprio e decoração inspirada numa aura nostálgica que busca reproduzir a atmosfera melancólica de ambientes de estudo clássicos como internatos particulares europeus do século 19.

A prova do fenômeno são os números expressivos de publicações com a hashtag #darkacademia no Instagram, que conta até o momento com mais um milhão de postagens. Imagens de livros e cabanas em tons de sépia dominam o moodboard e carregam um quê de mistério, nos revelado de forma sutil o cerne da estética.

Dark Academia na moda

Poderíamos ficar oras aqui divagando sobre cada detalhe dessa subcultura para lá de criativa, mas vamos nos ater ao elemento que mais nos interessa: a forma de se vestir da estética Dark Academia. Um leve apanhado nos mostra que a alfaiataria vintage domina a tendência, calças com pregas, saias plissadas xadrez, gola alta, boinas, sobretudos pesados em tons terrosos e sobreposições com tricô marcam o visual de quem segue o estilo. Abaixo separamos alguns combos queridinhos de quem é adepto ao estilo:

Saia e meia-calça

Saias curtas ou com pregas aliadas meias-calças escuras são coringas e ajudam a trazer um toque mais romântico ao estilo. Botas, oxfords e coturnos arremataram o visual e garantem aquele efeito mais pesado e dark para a produção

Sobretudo e calça

Em dias mais frios, nada como se jogar num casacão sobretudo preto ou marrom e investir numa calça neutra para manter o visual prático e estiloso.

Colete na sobreposição

Aproveitando que o colete ganhou uma mega popularidade nos últimos tempos, nada como colocar esse queridinho para jogo e se manter antenada no estilo.

Trazendo o Dark Academia para os dias atuais

Ok, Dark Academia pode cair na armadilha do caricato, da fantasia. Por isso mesmo, existem formas espertas de adaptar e unir estes elementos num vestuário mais viável. Um grande truque é escolha do sapato que, para além dos mocassins, comuns na estética vintage, podem carregar uma dose de casualidade. Escolha tênis ou botas que ajudem a trazem um toque contemporâneo às peças mais clássicas.

Mais inspirações

Se você se identificou com essa tribo de estilo e quer colocar em ação agora mesmo, confira mais algumas ideias para se jogar na trend:

Você pode gostar também:

10 ideias de looks com t-shirt e tênis

A volta do tamanco: como atualizar o look com a peça

5 combinações coringas para dias de pouca inspiração


Publicado por:

Compartilhe